"Para que um soldado ame sua arma, ele deve compreendê-la e saber que ela não o trairá"; "Eu gostaria de ter inventado um aparador de grama" – Mikhail Kalashnikov.
Ontem, 23 de dezembro de 2013, morreu Mikhail Timofeevich Kalashnikov, o criador do famoso fuzil de assalto AK-47. Sua criação se tornou a arma de fogo mais popular do planeta desde a metade do século passado. Kalashnikov contava 94 anos de idade e morreu na cidade onde residia, Izhevsk, na Rússia.
Mundialmente famoso, o fuzil AK-47 foi criado após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1947. Sua inspiração encontra origem no revolucionário fuzil de assalto criado pela Alemanha Nazista, Sturmgewehr 44 (StG44). Mikhail Kalashnikov, impressionado ao analisar um exemplar da arma alemã, concebeu o que se tornaria um dos símbolos da então União Soviética: a AK-47 ("AK", de Avtomat Kalashnikova, e "47", ano de sua criação, 1947).
O sucesso e a popularização da arma se devem a diversos fatores, entre os quais: baixo custo, manutenção simples, confiabilidade e grande poder de fogo. Estima-se que mais de 100 milhões de exemplares tenham sido fabricados desde a sua concepção. Atualmente, a arma original e suas variações são encontradas em exércitos regulares, paramilitares e até em bandeiras nacionais.
Em 2007, quando perguntado sobre o sangue derramado por sua criação, Kalashnikov disparou: "Eu durmo bem. São os políticos os culpados pela falta de acordo e pelo recurso à violência".
FONTE:Imagens Históricas
Nenhum comentário:
Postar um comentário